Na minha juventude, quando morei em uma república, alguém deixou-nos um quadro na parede da sala que dizia: "O segredo dos que triunfam é começar tudo de novo..."
Às vezes, passava pelos meus pensamentos que haveria um instante em minha vida, em que após teimar pela estrada errada, tomaria a decisão de voltar e prosseguir pelo caminho correto. Mas não foi bem assim... Não há volta, pois os caminhos são de mão única, mas ainda bem não são únicos... A todo momento eles se repartem e novas decisões tomam conta do nosso destino.
Então, eu percebi que em cada caminho percorrido, não havia certo ou errado. E as possibilidades de escolha surgiam justamente quando o caminho parecia difícil, incerto, perigoso... Não sei se fechamos os olhos para outros lugares quando tudo parece bem ou se Deus nos abençoa com uma saída em um túnel obscuro que acabamos que nos aventurar... A verdade é que num desses momentos, o quadro na parede retornou de minhas distantes memórias e fez com que eu decidisse recomeçar tudo de novo. Ao contrário, do que pensou o jovem inexperiente daqueles tempos, hoje, o jovem, um pouco mais experiente que existe dentro de mim, vê que todos os dias é preciso começar tudo de novo. São coisas do futebol: quando se é campeão, significa somente que o campeonato terminou e é preciso começar um novo torneio, uma nova maratona... Por mais que alguém tenha vitórias, méritos, medalhas e taças, o que nos movimenta são os triunfos que estão por acontecer, se começarmos tudo de novo...