quinta-feira, 10 de setembro de 2009

As águas de um mesmo rio...

"O tempo é como um rio. Você nunca poderá tocar a mesma água duas vezes, porque a água que passou nunca passará novamente. Aproveite cada minuto da sua vida."

Neste final de semana vou perder algo que nunca mais se repetirá. E assim, sucessivamente, precisamos fazer escolhas e escolhas não são tão fáceis de fazer... Já não é a primeira vez que me deparo com decisões e as decisões são em detrimento do eterno futuro.
Houve uma época que cantei no coral da UEL em Londrina e o maestro me disse que "tempo era uma questão de preferência". Então precisei fazer minha escolha entre o curso de engenharia e o meu canto. A verdade é que nunca mais terminei meu curso de engenharia civil, nem tão pouco fiquei no coral. A vida tratou de me oferecer terceiras opções, algumas boas, outras nem tanto e muitas delas apenas momentâneas. Mas ao longo de todos os anos que vieram, percebi que tudo na vida são projetos. A diferença é que alguns terminam. Outros quando duram a vida toda, não significam nada, representam apenas as coisas inacabadas, das quais não abrimos mão e ficam na poeira e desgaste do tempo.
Hoje me vejo frente a frente com a escolha do trabalho e outras formas de escravidão em detrimento das coisas que eu gosto, daquilo que sou. Parece que nesta vida ou somos músicos ou cantaremos somente na velhice. Do contrário, precisaria matar aquilo que me permite sobreviver e ao mesmo tempo impede de viver em plenitude. A vida é cheia de paradoxos. Cheia de escolhas.
Minha Mãe esteve este final de semana comigo e isso acontece uma vez a cada dez anos aproximadamente. É como se fosse um cometa. Em alguns momentos tenho a sensação de que a vida é apenas uma noite estrelada cheia de astros, cheia de astrologia, que na verdade são apenas águas de um mesmo rio.
Aquelas águas estão perdidas, mas amanhã, quem sabe o rio ainda não secou...

Nenhum comentário: