quinta-feira, 28 de junho de 2012

O que é ser feliz? Segundo ponto de vista...

No texto "O que é ser feliz? Primeiro ponto de vista...", eu terminei com a seguinte frase: "... ou seja, quanto mais rápido vier a maturidade, melhores serão os nossos conceitos a respeito da liberdade, flexibilidade e, consequentemente, evitar enganos e desilusões".
O conceito de maturidade parece estar ligado a alicerces, vigas e colunas em nossas vidas, mas não é bem assim. Para mim, maturidade não é ser alguém com bases sólidas de conhecimento ou muita experiência de vida, cheio de conhecimentos e, enfim, alguém que não muda mais a sua opinião. Maturidade é a representação da simplicidade. Pessoas complicadas demais, indecisas demais são imaturas. Pessoas que constroem suas estruturas antes do tempo não são maduras o suficiente.
O que são alicerces construídos antes do tempo? Na realidade, tudo pode ou não ser alicerce nesta vida, mas eu os trato como bases de como eu me relaciono comigo mesmo e como eu me relaciono com o mundo. Sob essa ótica, ter um filho muito cedo é construir algo em um terreno ainda não preparado para um pai. Decidir por uma profissão cedo demais é a possibilidade de se ter um profissional frustrado ou que em um dado instante irá jogar tudo fora e recomeçar tudo outra vez... Tudo isso tem um custo muito precioso, que se chama tempo. Para alguns, casamento é alicerce, para outros é apenas  um móvel na sala.
O que observamos são, por um lado, pessoas não querendo perder tempo e fazendo tudo que podem. Por outro lado, pessoas com medo de resolver, medo de amar, de aceitar responsabilidades, negligenciando, procrastinando, enfim, sem vivenciar o que a maioria das pessoas considera atividades de quem é feliz.
Oportunidades, algumas vezes são adventos cruéis em nossas vidas. Quando ela surge, pode ser que não se esteja suficientemente preparado para agarrá-la. Pode ser que ela jamais retorne ao seu horizonte. Pode ser... Por isso é preciso diferenciar o que é oportunidade daquilo que é deslumbramento.
Na maioria das vezes, as oportunidades são como imóveis que procuramos para aquisição e em um dado momento parece que encontramos a casa dos nossos sonhos... Não existem casas dos sonhos. O nosso lar é o lugar que estamos. Pode ser que ela não tenha tudo que desejamos, mas ainda assim, será a nossa morada.
Amadurecer é desenvolver competências: estar sempre apto a novos conhecimentos, ampliar cada vez mais as nossas habilidades e ter sempre atitude, proativa ou reativa, conforme o caso, para realizar.
Maturidade é o exercício adequado das competências, a sabedoria de fazer escolhas apropriadas para prosseguir a vida. É reconhecer se a oportunidade é ou não única, rápido o suficiente para que ela não escape. Avalie com cuidado a possibilidade de adiar as suas escolhas, pois tudo tem a medida exata e a hora certa para acontecer. Por fim, a maturidade é a capacidade de sermos assertivos: fazer a coisa certa na hora certa. Naturalmente, sabe-se mais, muda-se menos e erra-se pouco.

Nenhum comentário: