quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Nanotecnologia entre o bem e o mal...

http://www.youtube.com/watch?v=IX-gTobCJHs

Quando se trata do Homem, sempre haverá uma luta entre interesses que se contrariam, entre respeito ao meio ambiente e o progresso a todo custo; entre os direitos humanos e as penalidades aos crimes contra humanos; entre o interesse individual e o interesse coletivo.
Mais contundente é a preocupação em torno do poder e da humildade. O poder idealista de alguns é o poder de servir e, ao contrário, o poder do mal é a capacidade de ser servido por todos.

Os progressos tecnológicos são aceitáveis desde que não comprometam a supremacia do bem diante do mal. O grande perigo reside justamente nos momentos em que isso não ocorre. Nunca se sabe quando surgirá uma arma mais poderosa que a bomba atômica, que poderá, por exemplo, invadir-nos silenciosamente na forma de nano-robôs...
Identificar com antecedência a próxima arma a que poderemos ser submetidos é o grande desafio. Não perceber que o mundo cai em mãos erradas poderá tornar-se um dano irreversível...

"Só os paranoicos sobrevivem..."

Se a tecnologia de vestir hoje já permite monitorar a química do nosso corpo, que me dirá com nanotecnologia, que poderá detectar doenças e promover a cura.

Grosso modo se imaginarmos que o vírus poderia ser fruto de uma experiência nanotecnológica mal sucedida...
Não posso acreditar que ninguém nos espiona e nem tão pouco devo viver na paranoia do avanço tecnológico.
Porém, de olhos bem atentos, eu imagino, mesmo que distante, um futuro muito melhor.

Enquanto o apocalipse não vem, que venha o paraíso...

Nenhum comentário: