Um dia ganhei de presente um livro de Richard Bach, chamado Ilusões.
A coisa que mais me chamou a atenção nele foi a mensagem de capa, na qual se lia: "Eis um teste para saber se a sua missão aqui na Terra está cumprida... Se você está vivo, não está."
Houve momentos em minha vida que acreditei que haveria uma missão especial reservada para cada um de nós.
Também pensava que muitos recusavam essa honra.
Mesmo assim, cheguei a esperar pelo momento da grande missão.
Certo dia, fui ao hospital visitar minha tia, que acabara de ter um bebê.
Para minha surpresa, havia na cabeceira da cama um envelope com uma mensagem de parabéns à nova mamãe.
O envelope era fechado com um selo que dizia: "Todo dia é dia da grande missão".
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Aprendi que...
Duas práticas devem nortear os nossos relacionamentos: a caridade e o compromisso.
A caridade é algo de bom que fazemos, mas que não quereremos que façam para nós.
Não há uma esperança de reciprocidade.
Ela é altruísta.
Compromisso é uma troca justa.
Eu abro mão de algo que eu tenho, valioso ou não, mas que será compensado por outra coisa que considero de mesmo valor ou mais.
Os valores em si dependem de pessoa a pessoa.
Alguns oferecem atenção e interesse e querem receber reconhecimento e compreensão.
Mas, por que o relacionamento fora dessas duas coisas podem levá-lo a sentir-se mal?
Uma boa negociação precisa ser vantajosa para quem compra e para quem vende.
É simples: o verdadeiro compromisso, não deixa mágoas ou ressentimentos a superar.
O compromisso permite romper um contrato a qualquer momento.
No instante em que o compromisso acaba, todas as suas dívidas estarão pagas.
Você sai dele sem prejuízo algum e com a consciência limpa.
Por isso, cuidado! Avalie seus relacionamentos.
A caridade é algo de bom que fazemos, mas que não quereremos que façam para nós.
Não há uma esperança de reciprocidade.
Ela é altruísta.
Compromisso é uma troca justa.
Eu abro mão de algo que eu tenho, valioso ou não, mas que será compensado por outra coisa que considero de mesmo valor ou mais.
Os valores em si dependem de pessoa a pessoa.
Alguns oferecem atenção e interesse e querem receber reconhecimento e compreensão.
Mas, por que o relacionamento fora dessas duas coisas podem levá-lo a sentir-se mal?
Uma boa negociação precisa ser vantajosa para quem compra e para quem vende.
É simples: o verdadeiro compromisso, não deixa mágoas ou ressentimentos a superar.
O compromisso permite romper um contrato a qualquer momento.
No instante em que o compromisso acaba, todas as suas dívidas estarão pagas.
Você sai dele sem prejuízo algum e com a consciência limpa.
Por isso, cuidado! Avalie seus relacionamentos.
Descobri...
Que não devo fazer planos para a vida toda. Nem ser afoito e nunca deixar de fazer o que precisa ser feito.
Que as pessoas mudam. Que algumas pessoas nunca mudam. Outras enganam, todas mentem e raramente são sinceras.
Que não existe explicação para tudo. Que não precisamos de explicações. Que o mundo seria mais justo gastar mais tempo tentando fazer o certo. O mundo seria melhor se houvesse mais atitude.
Que existem bons momentos. Que os maus momentos são inevitáveis. Que a única maneira de não perder alguém é que nos percam primeiro. E que tudo na vida passa.
Carinho e amizade são coisas que se vivem, mas precisam ser construídas. E todos os dias precisam de água para permanecerem vivas e floresceram e darem frutos.
O resto é lembrança. E que quando elas brotarem, que sejam boas, que tenha valido a pena.
Entender as pessoas é como respeitá-las, mas não significa aceitá-las como elas são.
Ser amigo é entender. É antes de tudo ser sincero, principalmente sincero consigo mesmo.
A vida é muito curta e as pessoas deveriam sair um pouco da roda viva que as carrega. Da zona de conforto que conquistaram.
Todos deveriam tirar alguns minutos todos os dias, não custa nada, para refletir.
Deveriam se perguntar: quem eu sou? o que vim fazer nesta vida? para onde vou?
Avaliar se estamos fazendo as coisas certas e corrigir a rota, se necessário.
Que as pessoas mudam. Que algumas pessoas nunca mudam. Outras enganam, todas mentem e raramente são sinceras.
Que não existe explicação para tudo. Que não precisamos de explicações. Que o mundo seria mais justo gastar mais tempo tentando fazer o certo. O mundo seria melhor se houvesse mais atitude.
Que existem bons momentos. Que os maus momentos são inevitáveis. Que a única maneira de não perder alguém é que nos percam primeiro. E que tudo na vida passa.
Carinho e amizade são coisas que se vivem, mas precisam ser construídas. E todos os dias precisam de água para permanecerem vivas e floresceram e darem frutos.
O resto é lembrança. E que quando elas brotarem, que sejam boas, que tenha valido a pena.
Entender as pessoas é como respeitá-las, mas não significa aceitá-las como elas são.
Ser amigo é entender. É antes de tudo ser sincero, principalmente sincero consigo mesmo.
A vida é muito curta e as pessoas deveriam sair um pouco da roda viva que as carrega. Da zona de conforto que conquistaram.
Todos deveriam tirar alguns minutos todos os dias, não custa nada, para refletir.
Deveriam se perguntar: quem eu sou? o que vim fazer nesta vida? para onde vou?
Avaliar se estamos fazendo as coisas certas e corrigir a rota, se necessário.
Deveriam acumular o suficiente para viver uma única vida a que temos direito, sem tirar de outro. Ou pelo menos, amenizar com o muito que nos sobra.
Nada valem os talentos que recebemos, se não forem multiplicados. Multiplicar não é o mesmo que acumular.
O limite do respeito
Respeito é uma das condições mais importantes de um bom relacionamento.
Porém, respeitar é de certa forma compreender, ter empatia, mas não significa aceitar ou concordar com nossos amigos.
O nosso respeito pelo amigo possui limites quanto a nossa interferência.
Imagine se um amigo seu dissesse que iria se atirar em um precipício... Até que ponto devemos respeitar a sua opinião e deixar ele executar essa vontade?
Geralmente, é o que vemos ocorrer.
Deixamos que os outros façam coisas erradas - não tão drásticas, é claro - sem ao menos dizermos que não concordamos e porque não concordamos.
O direito de um amigo interferir precisa ser tão grande quanto o respeito que temos por ele. O problema é quando uma atitude aparentemente tranquila pode provocar graves consequências. Por exemplo, eu não sei se deveria permitir que um amigo meu dirigisse embriagado, se achasse que ele não estava em condições de fazê-lo adequadamente. Esse ato poderia envolver outras vidas inocentes...
O fato é que a cada omissão, rezo na esperança de não me arrepender. Torço para que nada errado aconteça...
Porém, respeitar é de certa forma compreender, ter empatia, mas não significa aceitar ou concordar com nossos amigos.
O nosso respeito pelo amigo possui limites quanto a nossa interferência.
Imagine se um amigo seu dissesse que iria se atirar em um precipício... Até que ponto devemos respeitar a sua opinião e deixar ele executar essa vontade?
Geralmente, é o que vemos ocorrer.
Deixamos que os outros façam coisas erradas - não tão drásticas, é claro - sem ao menos dizermos que não concordamos e porque não concordamos.
O direito de um amigo interferir precisa ser tão grande quanto o respeito que temos por ele. O problema é quando uma atitude aparentemente tranquila pode provocar graves consequências. Por exemplo, eu não sei se deveria permitir que um amigo meu dirigisse embriagado, se achasse que ele não estava em condições de fazê-lo adequadamente. Esse ato poderia envolver outras vidas inocentes...
O fato é que a cada omissão, rezo na esperança de não me arrepender. Torço para que nada errado aconteça...
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Por que ter medo do futuro e das suas decisões?
Há muitos anos, no início da década de 90, quando quis sair da cidadezinha em que comecei a trabalhar, para quem sabe, almejar um suposto crescimento profissional, foi um dos momentos de grande dúvida.
Em anos anteriores me foi dada a possibilidade de sair promovido, mas tive medo. Então, percebi que quando fechamos a porta para uma oportunidade, ela nunca mais se abre. Se alguém algum dia disser que teve uma segunda chance, na verdade, encontrou uma nova porta que se abriu. Mas isso, é fruto de muita luta, de caminhadas e procuras. A porta que ficou para trás é inatingível e o tempo é uma estrada na qual se caminha somente para a frente. O que passou, passou...
Agora, eu estava partindo... Sem promoção, futuro incerto, cheio de dúvidas e pior, quase que banido pelo meu chefe à época. Dizer que agora havia me decidido era simplesmente mentir para mim mesmo. O que acontecera foi uma reviravolta em tudo que havia construído e agora eu era gentilmente convidado a me retirar, sem passado e sem gratificações. Não havia o que pensar, era viver no inferno ou largar tudo por um pouco de paz. Lutei, mas não foi suficiente. Era hora de abandonar o campo de batalha... Esquecer e começar tudo de novo...
Foi então que fui me confessar com Padre Luiz, uma pessoa cujos pensamentos seriam complicados demais para um povo mais simples. Para mim, ele tratava por demais os sentimentos e a vivência de um Deus pessoal e como ele se comportaria em relação a nós. Foi com ele que aprendi muitas coisas importantes.
Chegando até ele, disse que estava com medo de ir para novos locais de trabalho, novas cidades, novos amigos, tudo novo... Medo de piorar as coisas...
Foi então que me disse para rezar uma Ave-Maria e pedir em oração para que eu tivesse sempre uma palavra de alento a todas as pessoas que encontrasse em meu caminho. Que eu tivesse o dom de tornar o mundo delas um pouco melhor.
E me disse também que aonde quer que eu fosse, longe ou perto, ainda assim, continuaria a ser filho de Deus e que a minha fé iria me proteger e Ele continuaria a me abençoar...
Por isso, esteja você onde estiver, seja perseverante nos seus propósitos. Permaneça no temor a Deus, mas siga o caminho que precisa trilhar, porque você não estará sozinho. Ele estará contigo. Não cairá um fio de cabelo de sua cabeça sem que seja da vontade do Pai.
Então, pensei que quando queremos acertar e o futuro parece um tanto quanto nebuloso, não existem escolhas certas ou erradas. Basta rezar e pedir a Deus para que continue acompanhando e iluminando nosso caminho.
Obrigado, meu Deus por cuidar sempre de mim e de minha família!
Em anos anteriores me foi dada a possibilidade de sair promovido, mas tive medo. Então, percebi que quando fechamos a porta para uma oportunidade, ela nunca mais se abre. Se alguém algum dia disser que teve uma segunda chance, na verdade, encontrou uma nova porta que se abriu. Mas isso, é fruto de muita luta, de caminhadas e procuras. A porta que ficou para trás é inatingível e o tempo é uma estrada na qual se caminha somente para a frente. O que passou, passou...
Agora, eu estava partindo... Sem promoção, futuro incerto, cheio de dúvidas e pior, quase que banido pelo meu chefe à época. Dizer que agora havia me decidido era simplesmente mentir para mim mesmo. O que acontecera foi uma reviravolta em tudo que havia construído e agora eu era gentilmente convidado a me retirar, sem passado e sem gratificações. Não havia o que pensar, era viver no inferno ou largar tudo por um pouco de paz. Lutei, mas não foi suficiente. Era hora de abandonar o campo de batalha... Esquecer e começar tudo de novo...
Foi então que fui me confessar com Padre Luiz, uma pessoa cujos pensamentos seriam complicados demais para um povo mais simples. Para mim, ele tratava por demais os sentimentos e a vivência de um Deus pessoal e como ele se comportaria em relação a nós. Foi com ele que aprendi muitas coisas importantes.
Chegando até ele, disse que estava com medo de ir para novos locais de trabalho, novas cidades, novos amigos, tudo novo... Medo de piorar as coisas...
Foi então que me disse para rezar uma Ave-Maria e pedir em oração para que eu tivesse sempre uma palavra de alento a todas as pessoas que encontrasse em meu caminho. Que eu tivesse o dom de tornar o mundo delas um pouco melhor.
E me disse também que aonde quer que eu fosse, longe ou perto, ainda assim, continuaria a ser filho de Deus e que a minha fé iria me proteger e Ele continuaria a me abençoar...
Por isso, esteja você onde estiver, seja perseverante nos seus propósitos. Permaneça no temor a Deus, mas siga o caminho que precisa trilhar, porque você não estará sozinho. Ele estará contigo. Não cairá um fio de cabelo de sua cabeça sem que seja da vontade do Pai.
Então, pensei que quando queremos acertar e o futuro parece um tanto quanto nebuloso, não existem escolhas certas ou erradas. Basta rezar e pedir a Deus para que continue acompanhando e iluminando nosso caminho.
Obrigado, meu Deus por cuidar sempre de mim e de minha família!
Assinar:
Postagens (Atom)