terça-feira, 9 de outubro de 2012

Intocáveis (Intouchables). Amizade e Respeito

Intouchables
O filme "Intouchables" é um sucesso de bilheteria na França. Uma comédia que tem como protagonistas os atores François Cluzet, que interpreta um milionário tetraplégico, e Omar Sy, contratado para ser o seu auxiliar de enfermagem. Uma história baseada em uma autobiografia de Philippe Pozzo di Borgo.
De início, ocorre uma perseguição policial ocasionada por Driss (o auxiliar de enfermagem) ao dirigir perigosamente em alta velocidade pelas ruas da cidade com seu patrão (Philippe), para logo em seguida mergulhar em um passado que tenta explicar como eles chegaram até aquele momento.
Essas lembranças se iniciam quando Philippe, o milionário, pretende contratar uma auxiliar de enfermagem, haja vista as dificuldades resultantes das sequelas originárias de um acidente de "parapaint". Driss é um desses candidatos, que na realidade quer apenas uma negativa de emprego assinada, a fim de auferir uma espécie de seguro desemprego, a qual poderá recebê-lo somente no dia seguinte. Na hora combinada, quando Driss vai buscar o documento, descobre que fora selecionado.
A história gira em torno da forma como Driss enxerga o mundo: todos são iguais. Por isso ele foi o escolhido. Driss não enxerga o tetraplégico, não tem maldade. Trata Philippe como um igual.
Essa mensagem é passada em meio a tantos "tabus", situações preconceituosas, incorretas para outros, indevidas, constrangedoras e algumas, até engraçadas. 
Todos nós temos virtudes e defeitos, limitações, físicas outras não; transitórias e permanentes. Que não deveriam nos fazer nem melhores, nem piores, apenas diferentes. Sem prejudicar as nossas oportunidades. Sem limitar o nosso espaço. Sem perder nossos direitos.

Nenhum comentário: