quinta-feira, 10 de maio de 2012

Estratégia para atingir um objetivo

Um dia um amigo com quem costumava jogar tênis de campo me fez uma pergunta: "você sabe qual a bola vencedora de uma partida de tênis para quem joga?"
Eu respondi: "É a bola do 'match point', é claro!"
Ao que ele retrucou: "Não. É a bola do saque!"
Há alguns anos eu tive a oportunidade de assistir ao grande treinador Bernardinho, que na época já era um grande vencedor. Nessa palestra ele disse, entre tantas coisas, que o mais importante não é o dia da decisão, o dia da partida. O que faz um campeão, é naturalmente vencer no dia do jogo decisivo, mas ele chamou a atenção para todos os dias que antecedem a grande partida. Ou seja, todos os dias que treinamos e nos preparamos para vencer.
Um vencedor não é construído do dia para noite. Ele começa lá atrás, em um sonho que desejamos concretizar e quando tomamos uma atitude e começamos a nos preparar para conquistar nossa medalha. Um atleta, um profissional, um bom amigo, enfim, qualquer virtude que queremos materializar começa em uma construção: fundações, alicerce, pilares, vigas, paredes etc. Até que um dia surge a casa.
Pois bem, voltando à nossa partida de tênis, que na realidade trata do dia do jogo e não dos preparativos, existe uma ideia de persistência que precisa ser continuada.
Nos treinamentos, nos preparativos, nós não estamos jogando, estamos aperfeiçoamento, melhorando nossa técnica, estamos ganhando musculação, resistência. Estamos nos preparando para o dia da grande batalha.
No dia da nossa partida de tênis teremos que estar preparados fisicamente, mas principalmente mentalmente. A forma como a nossa mente conduz o corpo é o que nos leva à vitória ou para longe dela. É aí que entra essa estratégia. Existem várias posturas que tratam da visão holística e que nesse caso deveríamos enxergar mais ao longe ou em outra palavras, vencer a partida. Mas vencer uma partida de tênis, na realidade, é feita de pequenos fragmentos de ganhos. Já vi jogadores que se sentiram pressionados, quando o placar estava desfavorável e precisariam vencer vários games, sem poder perder nenhum e então perdem o necessário equilíbrio para conseguir atingir esse objetivo.
O tênis de campo proporciona uma abstração muito importante que precisa ser utilizada por todos nós em momentos de grande pressão e dificuldade. É a capacidade de se fixar no objetivo imediato. Qual a bola mais importante? A bola do saque... Por que?
Porque naquele instante o jogo está zero a zero. Ao ganhar aquele saque, começa um novo certame: o próximo saque. Se conseguirmos entender que precisamos ganhar aquele saque e depois o próximo e depois o próximo e assim por diante, fica mais fácil vencer a partida inteira.
Cristo já dizia algo a respeito, quando olhamos a vida inteira e todas as  possibilidades que decorram do ato de viver. "Não vos preocupeis com o dia de amanhã."
Preocupe-se primeiro com o dia de hoje, concentre suas energias neste dia. Não sofra por antecipação. Mas também não deixe para amanhã o que precisa ser feito hoje.
Então, vamos em busca da vitória. Preocupe-se em cumprir o seu "serviço". Preocupe-se em quebrar o "serviço" de seu oponente. Concentre-se na hora do saque e no que fazer depois dele. Não mais que isso. Lembre-se: nesse instante o jogo está zero a zero. As demais informações só prejudicam sua caminhada rumo à vitória.

Nenhum comentário: