sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Jôio e o Trigo

Há alguns dias li um pensamento que para Deus não existia a palavra Esperança, pois Ele tudo sabe.
A parábola do Joio e do Trigo tem dentro de si um paradoxo que pode desmentir a frase anterior.
Para Deus o joio já nasce joio e o trigo já nasce trigo. Geneticamente, o que cabe a cada uma das plantinhas, já está determinada e não poderá ser mudada.
Contudo, Deus nos dá o livre arbítrio e nos permite contemplar as nossas existências: a minha, a sua e todos os seres humanos.
Então, ao visionar com olhos Humanos, nossas ações, à luz do livre arbítrio, irão determinar se seremos joio ou trigo. Eu tenho fé que nós ainda podemos escolher ser joio ou trigo.
Por isso, na parábola, o Senhor não permite que se tente retirar o joio do trigo até o tempo da colheita, porque ambos no começo são muito parecidos e só no final é que isso ficará visível. Ou seja, Deus respeita o nosso tempo de maturação para que possamos fazer a nossa escolha.
Se tudo já está estabelecido, então, por que temos que passar por tudo isso?
É difícil saber ao certo o que está no plano de Deus, mas deve ter alguma coisa a ver com a nossa existência. Cada um de nós em particular precisava ter existido para dar testemunho de que o universo existiu. O universo só existe, porque você existe.
Dizem que um meteoro gigantesco acabou com os dinossauros há milhões de anos... Você viu? Eu não vi. O que eu sei é que o Universo que ronda neste instante os meus sentidos, esse existe

Nenhum comentário: