Quando ouço a música Eduardo e Mônica (Legião Urbana) encontro algumas semelhanças com a minha trajetória e mesmo sendo poucas as coincidências, ainda assim, eu me identifico na letra. É como se fosse um mapa astral, na qual encontramos e guardamos para nós as coisas boas que dizem de nós e as coisas boas que queremos que digam de nós.
Há muitos anos eu também tive a minha "Mônica", na qual coincidem trechos como quando ela queria ver um filme do Godard e num outro em que ela gostava do Bandeira, do Bauhaus, de Van Gogh, Mutantes, Caetano e de Rimbaud.
Faz tanto tempo que mal me lembro dos detalhes, das referências artísticas. As personalidades mudam um pouco, mas a essência é quase a mesma.
Lembro certa vez de ter dormido no longo e tedioso filme "E o vento levou...". Trauma ou não, a verdade é que até hoje não assisti à tão famosa película. Em outra ocasião também fui ver Gandhi e sinceramente, meu (baixo) nível cultural à época me permitia apreciar somente Alien, Indiana Jones, De Volta Para o Futuro, Guerra nas Estrelas, Jornada nas Estrelas e assim por diante...
A maturidade vem com o tempo (muito tempo depois, acho que ainda está fazendo download...), mas a criança e o adolescente não foram embora e nem irão jamais. Ainda me divirto muito com esses filmes. Adoro acompanhar toda a saga de Harry Potter com meus filhos. Mas aprecio todas essas outras criações ditas "cult", assim como aprecio peças de teatro, musicais, telas, orquestras sinfônicas e tantas outras manifestações artísticas. Gosto, mas ainda é cedo para dizer: "eu entendo ou eu conheço".
De tantas oportunidades de conhecimento que a minha "Mônica" me deixou, eu carrego apenas uma única frase que li no filme Reds, não esse que surgiu agora com o Bruce Willis, mas um que retrata a vida do jornalista John Reed, no período da Revolução Russa. Impressionante a minha memória? Para quem não gostava desses filmes, não é mesmo? Pois é, isso é o milagre do Google, o meu oráculo que a tudo responde. Hehehe!
Mas, voltando à frase... No início do filme existem diversas citações e uma delas dizia: "Coisas boas estão por acontecer em nossas vidas... Basta lutar um pouquinho por elas..."
Considero essa frase próxima daquela frase de Santo Agostinho: "... Deus não te salva sem ti..."
Se você é filho de Deus, faça a sua parte, pois Deus sempre fará a parte dEle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário